quarta-feira, 18 de março de 2020

Trabalhando com as Funções Executivas

   Um dos testes mais utilizados para avaliar controle inibitório é aquele baseado no paradigma do Efeito Stroop (STROOP, 1935) em suas diversas versões. 
   O original e mais tradicional é aquele constituído por pares de cores e nome de cores que não coincidem, devendo a pessoa dizer apenas o nome das cores apresentadas acima em cada par, inibindo os nomes de cores não coincidentes escritos logo abaixo, que é a resposta mais automática para uma pessoa que sabe ler. 
  Outras versões são o Stroop Semântico (com figuras e requerer a nomeação de seu oposto, a exemplo, diante da figura de um sol deverá ser nomeada a palavra lua) e o Numérico (números dentro de quadrados, sendo a quantidade de números colocada dentro de cada quadrado inconsistente com o número ordinal representado), que seguem o mesmo princípio das informações inconsistentes em cada item, requerendo inibição da percepção de parte da informação disponível. 
Excelente opção para trabalhar na intervenção do controle inibitório. 




Stroop Números







Stroop Semântico









Salles, Jerusa Fumagalli de, & Paula, Fraulein Vidigal de. (2016). Compreensão da leitura textual e sua relação com as funções executivas. Educar em Revista, (62), 53-67

Um comentário:

  1. Trabalho lindo :) amei. Posso recomendar no meu blog? maestrocantaluz.bogspot.com

    ResponderExcluir